Janeiro Branco e o seu Abacaxi Mental

Desculpem os problematizadores da vida, mas eu acho super engraçado cada mês ter uma cor ligada a prevenção de um problema. Não me entendenda mal, eu não acho ruim. Acho bem legal até, só acho engraçado mesmo.

Mas aí esses dias descobri que a cor de janeiro é branco e que é ligado a Saúde Mental e Bem-Estar. E isso tem tudo a ver com a proposta desse blog!

Eu sempre tive um inquietação com relação a auto-desenvolvimento. Sou meio autodidata e sempre gostei de estudar, então sempre foi fácil pra mim buscar conhecer coisas novas. Mas com o tempo, meu interesse de estudo começou a se voltar para me auto-conhecer: minhas ações e reações, minhas inspirações, o que me anima, o que me desanima. Eu buscava e testava teorias que ajudassem a me entender. E tudo que eu aprendia, eu tentava passar pra frente por que não concebia ter um conhecimento que podia melhorar a vida de alguém e não contar pra essa pessoa!

Pra encurtar a história, desse mix de busca de auto-conhecimento e sede por ensinar e ajudar as pessoas, resolvi estudar psicologia. E, cara, estou encantada com o curso. Nossa mente é um lugar impressionante e aprender sobre ele devia ser obrigatório para todos!

Entender e buscar sua própria saúde mental deve estar na sua agenda diária. Como o pessoal da campanha Janeiro Branco diz: Quem cuida da mente, cuida da vida.

Então, cuide de sua mente. Nenhum problema que passe pela sua cabeça passa só pela sua cabeça. Outras pessoas estão passando exatamente pela mesma coisa que você, mesmo que seja difícil de acreditar. Então, em primeiro lugar, não se desespere. E em segundo lugar: procure ajuda.


Sobre a Campanha Janeiro Branco

É uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Além disso, é uma campanha dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

Então, primeiro, se cuida. Mas além disso, espalha esse hino por aí! Todos devem se auto-cuidar!

Comentários