"O termostato do ar condicionado tem uma regulagem que permite que a temperatura permaneça entre um nível máximo (mais quente) e um nível mínimo (mais frio). Quando a temperatura do ambiente esquenta além de um determinado nível, o termostato liga o motor, o vento ficar frio e a temperatura cai de novo. Ao chegar no nível mínimo, o termostato recebe uma mensagem do ambiente de que já pode desligá-lo, e assim forma-se um ciclo." (Roberto Aylmer)
Um livro que li recentemente (Escolhas, do Roberto Aylmer da citação acima) fala sobre uma Teoria do Termostato nos Relacionamentos. Basicamente, a teoria diz que tudo começa bem, até que a gente chega em um "pico" onde deixamos a rotina entrar, então as coisas começam a ir mal até chegarem em um limite negativo. Nesse ponto, as pessoas brigam, reconciliam-se, e as coisas entram numa ascendente até o pico, quando a rotina entra e as coisas vão mal até chegarem em um limite negativo... e assim por diante, exatamente como funciona o termostato do ar condicionado.

Pensando sobre esse ciclo nos relacionamentos, percebi o quanto isso acontece conosco no âmbito individual também. Por exemplo, a gente resolve fazer uma dieta. Então, começamos com tudo, até nos enchermos da rotina e desistirmos da dieta. Começamos a engordar e resolvemos que é preciso fazer uma dieta e o ciclo retoma.
Um outro exemplo: Você percebe que está chegando atrasado muitas vezes em seus compromissos. Então, se esforça intencionalmente para ser pontual. Satisfeito com o avanço, começa a flexibilizar até que volta a chegar atrasado, e se esforça intencionalmente... e o ciclo retoma.
Esses ciclos naturais do nosso "termostato" acontecem com frequência em várias partes de nossa vida, mas nem sempre eles são saudáveis. A delimitação dos níveis máximo e mínimo são diretamente ligados aos modelos que aprendemos na infância e ao modo de vida que levamos enquanto adultos. O interessante é que sabendo disso, podemos racionalmente alterar nosso termostato para alcançarmos um objetivo. Talvez, seja hora de você delimitar uma meta pessoal para alinhar seu termostato. Usando os mesmos exemplos que dei antes:
A variação de peso pra você voltar a dieta pode ser menor. Em outras palavras, você pode retomar a dieta antes de chegar novamente no nível crítico.
A quantidade de vezes que você se atrasa pode ser menor. Em outras palavras, no segundo atraso consecutivo, já é hora de retomar os cuidados com a pontualidade.
Ou outros exemplo:
- Você não precisa esperar ficar um mês sem ler a bíblia pra retomar a leitura. Volte antes.
- Você não precisa esperar ficar com dores fortes para ir ao médico - faça consultas preventivas.
- Você não precisa esperar seu parceiro reclamar para voltar a ser gentil como nos tempos de namoro.
- Você não precisa esperar ficar com sede para beber água.
São tantas coisas...
O que você precisa ajustar no seu Termostato Pessoal?
Comentários
Postar um comentário